Cirurgia de Catarata

Qualquer mancha que surge no cristalino é chamada de catarata, porém a catarata mais comum é a chamada de senil, que é consequência do envelhecimento natural do cristalino. Outras causas de catarata são fatores genéticos, congênitos e metabólicos, como diabetes, além de poder acontecer após acidentes na cabeça ou pancadas fortes no olho.
A cirurgia de catarata pode ser feita através de:
- Facoemulsificação (FACO): neste procedimento, o cristalino que está com a mancha opaca, é aspirado e removido, a energia ultrassônica possibilita a destruição e aspiração do cristalino opaco (catarata), e então é substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos, por conta disso, o paciente é liberado entre um dia e uma semana.
- Extração extracapsular do cristalino (EECP): apesar de ser menos utilizada, esta técnica consiste em remover todo o cristalino de forma manual, retirando assim a mancha causada pela catarata, e substituí-lo por uma lente intraocular transparente rígida ou dobrável. Como o cirurgião oftalmologista retira todo o cristalino manualmente, é necessário suturar a região operada, de modo que o pós-operatório é mais demorado. Devido a isso, o tempo de recuperação varia de um mês a três meses.