Hospital de Olhos Santa Luzia (particular e convênios) - Rua Arthur Vital da Silva, 634 - Gruta de Lourdes - Maceió - AL - 57035000

(82) 98124-2362

Hospital de Olhos Santa Luzia (particular e convênios) - Rua Arthur Vital da Silva, 634 - Gruta de Lourdes - Maceió - AL - 57035000

Retina e Vítreo

girl-with-irritated-dry-red-eye-or-allergy-female-2021-09-03-20-06-05-utc.jpg
O que é? 

A retina é uma membrana fina de tecido nervoso, sensível à luz, que forra o fundo do olho. Sua função é transformar a luz em um estímulo nervoso e enviar ao cérebro, ocorrendo a formação da imagem. 

O humor vítreo é um material gelatinoso e transparente que preenche quase todo o espaço intra ocular, sendo constituído por 99% de água. Sua função é manter o formato redondo do olho, além de também ajudar na clareza da visão e na absorção de choque, quando ocorre uma pancada na cabeça, por exemplo, ajudando a prevenir lesões oculares.

O vítreo fica atrás do cristalino e na frente da retina, preenchendo a câmara vítrea, que ocupa cerca de 80% do olho. Com o avançar da idade, o vítreo pode encolher pelo afinamento da espessura, essa condição pode favorecer, por exemplo, o descolamento de vítreo.

Descolamento de vítreo

O descolamento pode ocorrer de três formas:

Na junção da retina e do corpo ciliar (oro serrata);
No disco óptico (onde a membrana está ligada na retina);
Em local aleatório ao longo da membrana que envolve o humor vítreo (membrana hialóide) deixa acumular fluido entre a membrana vítrea e a retina;


As doenças mais comuns que afetam a retina são:
 
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI);
Doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula, – região que contém células fotorreceptoras responsáveis pela visão central e a visão em cores, reproduzindo imagens visuais mais nítidas. 
 
  • Descolamento de retina;
Doença causada pela separação da retina da parede posterior do olho.
 
  • Retinopatia diabética;
Resultado dos efeitos do diabetes, apresentando vazamentos dos vasos sanguíneos da retina e crescimento anormal.  
 
  • Retinopatia hipertensiva;
Ocorre em pessoas com hipertensão arterial, os vasos da retina acabam sofrendo alterações que causam a doença.
 
  • Retinopatia miópica;
Pode ocorrer em pacientes com alto grau de miopia, estando relacionada ao crescimento do globo ocular que ocorre no míope. 


Ficou com dúvidas? Entre em contato e agende um atendimento!